Camundongo Movel

acesse o novo site camundongomovel.com.br

Review: 15 dias com Windows 8 Consumer Preview

Há alguns dias atrás havia postado aqui no blog sobre o lançamento da versão Consumer Preview do Windows 8 na MWC 2012, e eis que no meio desse anuncio foi liberado para download as versões de 32 e 64 bits. Acompanhei todo o anuncio e resolve baixar a versão de 32 bits para experimentar, já que a maquina para testes tem no máximo 3 Gb de memoria RAM e processador é um dual-core AMD de 2.1 Ghz.
Inicialmente não foi muito fácil realizar o download, pois mesmo com gerenciador de download o link parava de transmitir, apelei para arquivos torrents e também houve paradas inesperadas, o jeito foi esperar um dia para fazer o download durante a madrugada em que a internet é mais estável. Vale duas notas aqui, minha conexão é de 1 MB e nas primeiras 24 Horas foram realizadas mais de 1 milhão de downloads do sistema beta. Depois de realizado o download foi à hora da instalação que correu muito bem e em meia hora já estava em sua tela inicial que a primeira vista é totalmente diferente do que você esta acostumado, e demora certo tempo para se acostumar com a ideia de um menu inicial cheio de quadrados que são conhecido com Tiles ou Telhas de informação, cada uma leva a um programa especifico.
Quando realizado o primeiro login inseri minha conta do Hotmail, e para minha surpresa meus e-mails, contatos e agenda estavam ali na tela do computador, como num passe de magica que a informação aparece repentinamente. Porem é muito mais do que isso, o pacote Live Essencial perdeu seu lado Live e se integrou ao sistema, então antes o programa que se chamada live mail agora se chama apenas e-mail e assim por diante. Outro ponto legal foi perceber que a Store estava funcionando finalmente, mas que a oferta de aplicativos é escassa e vários em fase beta ainda, mas pudera, o sistema ainda está em desenvolvimento. Dois aplicativos que retratam bem isso é o Evernote e WordPress, no caso do Evernote não é possível incluir novas notas, apenas visualizar as existentes em sua conta e de modo muito simples ainda, já o WordPress permite que você entre no serviço, mas não possui nenhuma ferramenta relacionada a gerenciamento do blog, está ainda como um aplicativo para leitura apenas.
Passado a parte de encantamento com o sistema chegou a hora de trabalhar arduamente para instalar todos os aplicativos necessários para meu dia-a-dia e outros para diversão, então comecei com o pacote Office, meu navegador amado Opera 11.6, codecs de vídeo, MusicBee para musicas, Dropbox e um tempo demorado para baixar todos os arquivos, MyPhoneExplorer para gerenciamento do telefone com Android e o Connectify para criar um hotspot a partir do notebook. Toda essa fase inicial foi sem problemas, que começaram a aparecer quando fui rodar dois aplicativos em versão portable que não necessitam de instalação, simplesmente os aplicativos nao executavam mesmo com permissão de administrador ou qualquer outra opção de compatibilidade, o jeito foi apelar para a versão de instalaçao desses aplicativos que agora estão rodando 100%. Mas a minha maior decepção foi descobrir que o Windows 8 Consumer Preview esta com problemas para rodar jogos, em especial Diablo II, que com muita dificuldade consegui o fazer rodar em modo de compatibilidade com o Windows 98 e mesmo assim quando entra no jogo roda os primeiros 5 minutos e começa a travar de um modo que apenas reiniciando o computador para voltar ao normal. Também pudera querer rodar um jogo que tem mais de 12 anos em um sistema operacional beta.
Outra dificuldade encontrada foi em questão a instalar o programa da empresa que trabalho, que necessita da instalação do Firebird 2.5 e de um OBDC de retro compatibilidade, feito isso ainda estava com problemas para acessar algumas bases de dados testes que uso na busca de falhas (setor de Qualidade em Software), algumas delas estavam corrompidas e outras não estavam querendo atualizar para a versão mais atual do sistema, em resumo perdi meio dia para alinhar o sistema da empresa ao Windows 8 que agora esta rodando sem problemas.
Mas o que há de bom no Windows 8?
Primeiramente o fato da interface metro que é muito elegante e intuitiva, não exigindo uma grande curva de aprendizagem para começar a operar, segundo os CHAMS que são opções que ficam ocultas nas bordas da tela, de um lado temos os aplicativos abertos em interface metro e o desktop, que agora passou a ser uma aplicação assim como todas as outras em estilo metro. De outro lado temos o botão do iniciar, busca configurações e compartilhamento, já na parte de baixo são opções destinadas ao próprio aplicativo, como no programa de e-mail onde as configurações para negrito, itálico e sublinhado ficam nesta parte inferior que pode ser oculta, e caso você arraste do dedo de cima para baixa estará fechando o aplicativo da interface metro. Para monitores com resolução igual ou superior a 1366 x 768 existe a possibilidade de dividir a tela com outros aplicativos, assim você deixar o Twitter aberto enquanto esta escrevendo uma matéria para um blog.
O aplicativo de contatos foi o que mais me agradou na versão Consumer Preview, com ele tenho todos meus contatos do Hotmail e ainda consigo visualizar as atualizações do Twitter e do Facebook de meus colegas no próprio aplicativo, no caso do Facebook vai um pouco além trazendo a parte de comentários de post e botão curtir no próprio aplicativo, também posso ver o álbum de fotos dos contatos e até os vídeos postados sem sair do aplicativo. Para aqueles contatos importantes para manter contato no dia-a-dia existe ainda a possibilidade de anexa-los a pagina inicial do Windows onde ficam todos os aplicativos.
Já a rede Xbox live deve integrar o computador a plataforma de jogos da Microsoft, transformando este em mais um dispositivo de jogos. O aplicativo ainda não esta funcionando nesta versão no Windows, mas garanto que quando estiver em liberado vai ter muitos usuários jogando Pinball para bater o recorde do amigo, este eh um dos únicos jogos da interface metro que vem com a versão Consumer Preview, e devo dizer que os gráficos são muito legais, praticamente uma revolução desde o 3D Space Cadet que vinha do Windows 2000 e XP.
A Store é o ponto de encontro dos aplicativos para o Windows 8, mas apenas para a interface metro estão disponíveis aplicativos para download. Alguns aplicativos são encontrados aqui, mas por enquanto são bem escassos e quase todos em fase beta, mas alguns já são bem legais, como o Allocine para assistir a trailer de filmes, Pirates Dresler que eh um jogo no estilo tower defense e o famoso Carmen San Diego em que se deve reunir pistas e ir atrás do suspeito.
Mas nem só de interface metro vive o Windows, o aplicativo desktop que na verdade eh o Windows 7 ganhou também algumas melhorias significativas, como o gerenciador de tarefas que está mais bonito e apresenta informações mais detalhadas sobre o uso de recursos do computador, o sistema de copia de arquivos ganhou algumas melhoras no quesito que se pode pausar uma copia de arquivos para continuar depois além de uma barra que vai criando um gráfico mostrando os picos de velocidade da transferência.
Poderia falar muitas coisas que mudaram para melhor, mas prefiro deixar você usuário descobrir por conta e tirar suas próprias duvidas. Mas como nem tudo são flores, agora vamos para o que ainda tem um longo caminho pela frente para melhorar.
E o que de pior tem o Windows 8? (Por enquanto)
Primeiramente devo falar dos problemas de compatibilidade que estou tendo com o aplicativo e jogos antigos, o primeiro deles é o Diablo II que em toda e qualquer forma não roda no sistema, ou o único jeito de abrir ele é via modo de compatibilidade com o Windows 95 e mesmo assim ao iniciar a partida começa com travamentos impossibilitando a jogatina. Outro programa que terei de buscar alternativa é o Connectify que transforma o computador em um roteador, no caso desse aplicativo ao tentar iniciar o serviço o aplicativo simplesmente trava e estraga todas as c0nexões de redes do computador, tendo que reiniciar para estabilizar o sistema.
Além dos problemas de compatibilidade temos alguns problemas quanto a próprios aplicativos da interface Metro, como no caso da Store, que simplesmente não funcionam alguns movimentos de toque na tela comum a outros aplicativos, além é claro da própria interface ainda estar digamos um pouco cru. Os aplicativos de Áudio e Vídeo parecem ser muito simples para o sistema e ainda possuem certa lentidão quanto ao numero grande de musicas.
Nem pense em utilizar o Windows 8 em um tablet que tenha tela capacitiva, ou você se frustrará com a experiência que a Microsoft quer que você sinta, estou usando com tela resistiva e os toques na tela às vezes não são interpretados corretamente ou você não tira proveito total, como digital com agilidade no teclado na tela. Como requisito para Windows Experiences é indicado tablets com telas capacitivas com no mínimo 5 pontos de toques e resolução mínima de 1366 x 768 pixels.
Para finalizar minha serie de criticas sobre o sistema, a parte de transição entre as duas interfaces é um pouco complicada, não da para saber se um programa da interface metro está realmente rodando ou esta parado, assim como na interface metro não da para saber quais os aplicativos estão rodando no ambiente Windows.
Vale a pena utilizar a versão Consumer Preview?
Depende do que você deseja fazer com o sistema, se for utiliza-lo para realizar o trabalho do dia-a-dia recomendo pensar duas vezes antes de torna-lo seu sistema oficial, em meu caso levei quase 3 dias para alinhar todos meus aplicativos com a Consumer Preview, principalmente por culpa de aplicativos que estavam incompatíveis.  Se for instalar num sistema dual-boot pense duas vezes antes de fazê-lo, quando fiz isso em meu note andei corrompendo uma partição com 35 Gb de musica e depois tive que utilizar um aplicativo de recuperação de arquivos e perder um dia para recuperar toda a minha coleção. No mais se for apenas para conhecer o sistema, instale em uma maquina secundaria como também fiz com um notebook mais antigo que tenho que possui a função de Media Player na casa.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: