Camundongo Movel

acesse o novo site camundongomovel.com.br

Nostalgia: Sony Clie NZ90

Ao ler uma noticia do passado na cessão Ctrl + Z do blog da Info Exame me veio imediatamente a memoria da matéria em revista que tinha lido há quase 10 anos atrás sobre o Handheld Sony Clie ZN90 que eram um sonho de consumo para qualquer geek da época, e reforço o sentimento que tenho atualmente que nossos gadgets são pouco engenhosos e muito padronizados, oferecendo relativamente poucos diferenciais para o usuário.

Na época de 2002/2003 o que mais tínhamos próximo de tecnologia móvel eram handhelds que geralmente traziam o sistema operacional da extinta PALM e os famosos HP Jornada que traziam Windows CE em telas monocromáticas ou em casos de produtos de alta linha, começava a surgirem telas coloridas com até 65 mil cores.

A Sony havia realizado uma parceira com a PALM e então fizera os aparelhos absurdamente mais incríveis do Ano, e entre eles estava o ZN90, um handheld (smartphone sem funções de telefone) com estilo que custava exorbitantes 4.115 reais, mas oferecia a seu dono um aparelho completo com câmera de 2 Mpix e gravação de vídeo ainda que em pequena resolução. Seu coração era um CPU ARM de 200 MHz que comandava o Palm OS com algumas peculiaridades. Primeiramente a área de entrada de escrita que na maioria dos aparelhos era fixa, neste aparelho o sistema de reconhecimento de escrita havia se transformado em um aplicativo e quando o usuário não necessitava, era oculta dando a possibilidade de mais elementos serem exibidos em sua pequena tela. Outro trunfo era o contorcionismo que oferecia, girando a tela para deixar a amostra apenas sua tela ou se esticando e ganhando o dobro de tamanho mostrando seu pequeno teclado QWERTY. De quebra o usuário ainda possuía uma saída de áudio e vídeo para conectar o aparelho ao um projetor ou Tv para exibir fotos, vídeos ou até mesmo apresentações em PowerPoint.

O trecho original da matéria é este:

“O terceiro Clié testado, o NZ90, é o mais poderoso de todos-e o mais caro: está por 4 115 reais. Traz o processador mais rápido entre aparelhos com Palm OS (com 200 MHz), uma boa tela (semelhante em tamanho e resolução à do NR70V, mas com maior visibilidade) e, mais impressionante, uma câmera com resolução de 2 megapixels com flash. O berço do palmtop também serve como saída de vídeo para a câmera, podendo ser ligado na TV para que se vejam as fotos tiradas. Em suma: está tudo na mão para horas e horas de pura diversão”.

[Via: CTRL + Z]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 28/03/2012 por em Nostalgia e marcado , , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: