Camundongo Movel

acesse o novo site camundongomovel.com.br

Diario de uma FLISOL em Mato Grosso

Como havia anunciado na semana passada, estava bem envolvido com os preparativos para a FLISOL – Feira Latina-Americana de Instalação de Software Livre onde estive apresentando o tema “Ecossistema Android – Passado, Futuro e o Presente”. Para terminar a tempo a apresentação tive que me afastar uns dias das postagens do Blog, agora que passou o evento voltamos as atividades normais com este post justamente falando que como foi o evento em Mato Grosso, já que varios eventos da FLISOL são realizados em um mesmo dia em torno de varios paises da America Latina.

O Evento

Primeiramente se você não conhece o evento recomendo das uma pesquisada pela internet ou pelo youtube para ter uma ideia do que ocorre no evento, que tipo de assuntos são tratatos e se encaixam no seu interresse. Em segundo recomendo que já pense em participar da proxima edição em seu estado, por não possuir custo de participação e por conhecer novas pessoas.

Em geral o evento se constitui de palestras voltados ao Software Livre como Linux e suas distribuições, Android e outros softwares que tem em sua essência as liberdade de compartilhamento e a evolução através da colaboração. Em um segundo espaço dentro do evento ocorre a chamada Install Fest, onde o usuário leva seu notebook ou computador para instalação de distribuições do Linux e de outro software feita por pessoas com um alto nível de conhecimento sobre o assunto.

A Chegada

A edição deste ano do evento ocorreu na cidade Sorriso nas dependências da FAIS – Faculdade de Sorriso com o inicio do check-in previsto para as 8:00 horas da manhã, como o evento estava sendo sediado onde moro, já sai de casa tarde para chegar, fazer a confirmação da inscrição e começar assistindo a primeira palestra. Ao chegar nas dependências da FAIS varios ônibus estacionado e a quantidade de gente reunida para bater foto, e realmente as outras cidades vieram em peso ao evento, e quase ninguém de Sorriso estava presente, a não as turmas de Analise e Desenvolvimento da faculdade.

Logo que adentrei no recinto ainda estavam instalando as antenas da internet sem fio e o pessoal estava chegando para realizar a confirmação da inscrição, neste momento me senti como um perdido na multidão por tantas pessoas que não conhecia ali presente e eu procurando alguém para conversar, logo que olho para um grupo que estava ao meu lado alguém acena, meio sem graça e aproximei sem saber que era e eis que reconheço aquela com que trocava twitter dias antes do evento, @EdieneTschope. Logo já não estava mas perdido no meio e tanta gente, o passo próximo ao encontra uma pessoa do twitter é o que conversar com as pessoas do grupo, passado as primeiras palavras na me sentia como alguém de Colider.

Confirmado a inscrição partimos para a abertura com paritipação de Rui Ogawa e palavras de Urandi Junior falando sobre a importancia de um evento como este para toda a comunidade de desenvolvimento de software, e logo em seguida começou as palestras.

A Palestra Sobre Android

Deixando as outras palestras para serem abordadas depois, resolvo agora falar um pouco de como foi estar palestrando pela primeira vez a um grande numero de pessoas.

Logo que terminou a primeira palestra veio o intervalo de 30 minutos para o pessoal trocar algumas ideias e consumir algo na cantina, nesse meio tempo o organizador do evento Rui Ogawa estava me procurando para começar os preparativos para a apresentação, na verdade ele nem sabia como era a aparência do apresentador, uma vez que tínhamos entrado em contato apenas por e-mail. Assim que cheguei ao palco começou a dor de cabeça para fazer a apresentação, em meu mundo ideal seria fazer a transmissão do tablet via internet para um computador secundário mas devido ao numero de conexões não foi possivel, como tinha levado um horda de equipamentos, testei o plano B que seria fazer a apresentação com um notebook controlado pelo celular, infelizmente o note não se comunicou com o projetor de modo satisfatório, tive que apelar para o ultimo recurso, copiar a apresentação para outro computador e realizar esta com uso de um mouse sem fio.

Tudo alinhado para a palestra, o começo se deu as 11:00 horas da manhã, um horario um pouco tenso por conta da proximidade do almoço, logo tive que apertar um pouco o conteudo para poder caber em 50 minutos de apresentação contato com a parte de perguntas. Comecei falando sobre o inicio do projeto Android, com o surgimento da Open Headset Alliance e as versões do android apresentando as principais novidades de cada versão, e em seguida com as possibilidades do android em suas diferentes tecnologias.

Os dois pontos chaves da apresentação eram os projetos que envolviam o Android e os problemas que ainda tem a enfrentar para se tornar um grande sistema operacional. No primeiro ponto foi abordados projetos como Ubunto for Android (O meu preferido), Android X86 e a possibilidade de dar uma vida nova a seu netbook, a possibilidade de levar os aplicativos do android para tela do Windows com o Bluestacks, o MOTOATCV com a possibilidade de virar um personal trainer e por fim o projeto do Google Glass. No segundo ponto foi abordado os problemas que o Android ainda deve enfrentar, como as atualizações demoradas por conta do processo de certificação, o guerra de patentes entre os fabricantes, o movimento dos concorrentes rumo ao tablets e os problemas enfrentados ainda com a falta de investimentos em aplicativos proprio para tables.

Por final consegui terminar para responder a algumas perguntas principalmente sobre atualização de alguns aparelhos que eram mostrados pelos espectadores. Logo chegou o almoço e decidi seguir com o pessoal de Colider para troca de conhecimento em pleno almoço.

A minha palestra, a aqueles que interressarem:

Palestra – Ecossistema Android Passado Futuro e Presente

As Outras Palestras

No dia haviam mais 3 palestras, sendo a primeira com o titulo “Seja um Desenvolvedor Feliz com Ruby on Rails” palestrado por Geisimar Rech que abordou as vantagens de desenvolvimento web com a linguagem, a terceira palestra levou o titulo “Possibilidades e Interface do Blender” e foi coordenado pelos palestrantes Thiago Pessine e Teo Macedo, onde monstraram algumas de suas publicidades criadas usando a ferramenta e como que se criava um pequeno comercial com facilidade. Por final tivemos Rui Ogawa e Amir Fonseca falando sobre “Asterisk – Telefonia IP com software Livre” e grandes ideias surgiram de como utilizar este software e hardware para sumir com os ramais fixos de uma empresa.

Por fim as amizades

Desde o evento estou colhendo varios frutos que são os novos amigos adicionados e o conhecimento adquirido e repassado por todos os participantes do evento. Devo agradecer a todos grupos que estiveram presentes no evento, como a turma de Analise de Desenvolvimento de Sorriso, os aventureiros de Colider que estiveram em peso ao evento e os demais participantes de outras cidades, cada participação ofereceu algo a mais ao evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 02/05/2012 por em Off-Topics, Videos e marcado , , , , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: